8 relíquias, 8 santos e muitas coisinhas

Museu

CURADORIA

António Camões Gouveia

Podemos afirmar que não existem relíquias sem santos, é verdade! Por isso, a partir de oito relíquias da coleção do Museu de São Roque, procuraremos as devoções, a sua dimensão material e os seus poderes de intercessão.

Vamos mostrar as vidas, as hagiografias e o percurso dos poderes na construção da santidade pessoal de cada um dos santos.

Neste ensaio expositivo vamos mostrar as relíquias profundamente enraizadas nas culturas de território de Portugal (procissões, romarias, rituais de toque e devoção, comidas, canções, tradições) e percebê-las como componentes da paisagem.

duas crianças a preparar trono para peditório

Fotografia a preto e branco: Festas de Santo António, crianças preparam trono para o peditório.
Joshua Benoliel (1873.-1932)
1909, junho
Arquivo Municipal de Lisboa, Arquivo Fotográfico

escultura de santa cristina