Peça do Mês – Anunciação de Agostino Masucci
Visita guiada temática
Tradicionalmente celebrada a 25 de março, 9 meses antes do Natal e pelo início da Primavera, a Anunciação é uma das mais importantes passagens bíblicas. Pertence simultaneamente ao ciclo da vida de Cristo e ao ciclo da vida de Maria, e representa o anúncio do nascimento de Jesus, episódio relatado no Evangelho de São Lucas (Lc 1: 26-38) e no Evangelho de São Mateus (Mt 1: 18-25).
Esta peça em particular é uma de várias versões do tema da autoria de Agostino Masucci, pintor preferido de D. João V. Conhecem‑se outras com pequenas variações, algumas mais antigas, em Roma, Monteleone di Spoleto, Minneapolis, Copenhaga, Veroli e no Museu de Aveiro. A versão de Aveiro foi usada como modelo para conceção dos famosos mosaicos da Capela de São João Batista, onde esta passagem também pode ser vista.
A encomenda de um painel com este tema, a predileção de D. João V por Masucci e a intenção de conceber painéis em mosaico estão documentadas. Na primeira carta enviada a respeito da Capela de São João Batista, dando a 24 de outubro de 1742 início ao processo de encomenda, é dito: “Em cada lado [da Capela], por cima da porta, tambem se fará um painel: de uma parte representará a Annuciação do Verbo Divino, e da outra a Vinda do Espirito Santo sobre os Apostolos no Cenaculo”. Na mesma carta são dadas indicações para se contratar Agostino Masucci para conceber os modelos pintados que, após aprovação régia, seriam convertidos em mosaico.

Ao contrário da Anunciação em mosaico presente na Capela e da Anunciação do Museu de Aveiro, esta peça apresenta a figuração de Deus Pai no topo e tem as asas do Arcanjo São Gabriel posicionadas de forma mais elevada.
Maria é representada ajoelhada e numa postura de aceitação, evocando a passagem “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra” (Lc 1: 38). São Gabriel porta um lírio branco, símbolo da pureza de Maria, e aponta para a pomba, representativa do Espírito Santo. A figuração do Espírito Santo articula este painel com os outros dois painéis da Capela de São João Batista – o Pentecostes e o Batismo de Cristo – onde também está presente. A presença do Espírito Santo nos três painéis é o motivo pelo qual o conjunto também é conhecido como o Tríptico do Espírito Santo, aludindo à Capela do Espírito Santo, que ocupava o espaço onde a Capela de São João Batista foi instalada.
Com muito poucas exceções, o acervo em exposição no Museu de São Roque pertence praticamente todo à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Uma dessas exceções é a peça deste mês, pertencente ao Museu Nacional de Arte Antiga e em depósito no Museu de São Roque desde 2008, tendo sido trazida do Palácio de Mafra, onde então se encontrava.
Marcação prévia obrigatória.
Participação paga: 3.50€ por pessoa
Máximo 20 participantes.
Marcações e/ou Informações
Museu de São Roque
213 235 449
museusaoroque@scml.pt
