Frontal de Altar (pormenor)
LOCAL/DATA
Portugal, século XVII
MATERIAIS
Cetim de seda vermelha; veludo cortado de seda carmim. Bordado de aplicação a teletta e bordado direto a fios de seda em ponto fendido, lançado e de Bolonha e fios laminados dourados e prateados estendidos. Base do bordado de aplicação em linho (?). Forro em linho grosseiro, franja e galão de fio laminado dourado
DIMENSÕES
106,5 x 177 cm
INV
MT.199
O presente frontal de altar bordado exibe campos ou painéis de fundo vermelho dominados por albarradas centrais, a partir das quais irradiam hastes vegetalistas, com folhagem, flores, vagens e gavinhas organizadas simetricamente.
O mesmo tipo de ornamentos anima os restantes elementos compositivos do frontal, como as tiras ornamentais verticais, a barra inferior e a frontaleira franjada, com composição dominada por vaso central ladeado por elementos recortados que derivam em folhas de acanto.
A boa qualidade de execução bem como a elegante decoração que apresenta, avivada por acentuado cromatismo lembrando caixotões de tetos pintados, fazem deste frontal de altar um ótimo exemplo da produção bordada em Portugal durante o século XVII do mesmo modo que alertam para a proximidade dos modelos entre as diversas manifestações decorativas da época.