Cura Miraculosa do cardeal e reconhecimento do milagre pelo Papa
LOCAL/DATA
Portugal, c. 1520
MATERIAIS
Óleo sobre madeira
DIMENSÕES
128 x 119 cm
INV
PIN.53
Nesta pintura, alusiva ao tema da cura do cardeal testemunhada pela representação de um sinal de cruz por São Roque na testa do enfermo, vale a pena notar o conjunto de adereços e objetos do quotidiano que integram a composição, sobretudo a colher afro-portuguesa de marfim pousada no que parece ser a precoce figuração de uma taça de porcelana azul e branca, com bagos de romã (um remédio medieval contra a peste).
Esta obra integrava o retábulo-mor da antiga ermida de São Roque, o qual se constitui como uma das mais antigas tentativas de narração visual da vida de São Roque. A disposição desta e de outras três tábuas sobreviventes respeita a sua organização original, segundo leitura da esquerda para a direita e de baixo para cima, com as cenas dispostas de acordo com a cronologia dos acontecimentos, mas reservando a zona superior do retábulo para os episódios mais edificantes da vida do santo: 1. Natividade e adolescência de São Roque (Inv. Pin. 52); 2. Cura milagrosa do cardeal; 3. Estadia em Piacenza e retiro na floresta (Inv. Pin. 55); 4. Prisão e morte beatífica de São Roque (Inv. Pin. 56).