“Ver Novas Todas as coisas”

Da Conversão à Canonização de Inácio de Loyola
31.03.2022 19.06.2022

COMISSÁRIOS

António Júlio Limpo Trigueiros, S.J. e Maria João Pereira Coutinho

Museu de São Roque – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A exposição “Ver novas todas as coisas” assinala, simultaneamente, o V centenário da Conversão e o IV centenário da Canonização de Santo Inácio de Loyola.

A expressão escolhida tem como objetivo despertar a atenção para estas duas efemérides, mas também convocar um novo olhar sobre algumas peças provenientes de acervos históricos públicos e privados, nacionais e estrangeiros que permitem construir uma narrativa que se estrutura a partir de quatro núcleos temáticos: no primeiro aborda-se o tema da Conversão do santo enquanto no segundo se procura compreender como a construção de uma iconografia foi importante para a divulgação da história da vida e da imagem do principal fundador da Companhia de Jesus. O terceiro núcleo centra-se no processo de Canonização de Inácio de Loyola, em conjunto com outros quatro santos, e o quarto núcleo na celebração da sua canonização em Portugal, com grande expressão na então Casa Professa de São Roque, a principal casa dos Jesuítas em Portugal e palco das principais festas da Companhia de Jesus no país.

Exposição "Ver Novas Todas as Coisas"