Adoração dos Reis Magos
AUTOR
Gaspar Dias (c. 1515-c. 1591); ativ. 1534-c. 1591
LOCAL/DATA
Portugal, c. 1570
MATERIAIS
Óleo sobre madeira
DIMENSÕES
160 x 133 cm
INV
PIN.57
Esta representação da Adoração dos Magos constitui uma das melhores obras de pintura da segunda metade do século XVI, do acervo do Museu de São Roque.
Em primeiro plano, e ocupando dois terços do espaço pictórico, o pintor representou os protagonistas deste episódio da infância de Cristo, agrupados em dois conjuntos de figuras que contrastam pela forma com se dispõem na composição – em diagonais confluentes –, bem como pelo tratamento da luz e da cor.
Na representação da Sagrada Família, disposta do lado direito da composição, segundo uma diagonal ascendente, o autor da obra acentuou os valores luminosos e de transparência, em particular nas figuras da Virgem e do Menino, utilizando uma paleta de tons tendencialmente quentes. Na representação dos Magos, que desenham uma diagonal descendente do lado esquerdo da composição, optou por tons mais frios e por uma menor intensidade luminosa.
De notar, ainda, o desenho cuidado e a riqueza dos pormenores decorativos das peças de ourivesaria que os Magos oferecem ao Menino, igualmente visível nas vestes que os mesmos envergam.
Esta obra tem sido atribuída ao círculo de Gaspar Dias, pintor que executou outras obras que pertencem igualmente à coleção de pintura da SCML e que se encontram expostas na igreja de São Roque, mais precisamente na capela de São Roque e no altar da Anunciação, as quais representam, respetivamente, os episódios da Aparição do Anjo a São Roque e da Anunciação.