Um Rei e Três Imperadores

Jorge Santos Alves

ORGANIZAÇÃO

Museu de São Roque – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

No ano em que se assinalam os 20 anos da transferência de poderes em Macau, os 40 anos do estabelecimento de relações político-diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China, e os 450 anos da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Macau, o Museu de São Roque associa-se à tripla efeméride e organiza esta exposição.

Concebida com o objetivo de mostrar as relações luso-chinesas na sua dimensão global, a mesma centra-se na primeira metade do século XVIII, um dos períodos mais intensos e relevantes do relacionamento entre Portugal e a Europa, e a China. Em boa parte coincidente com o longo reinado de D. João V (1706-1750) em Portugal e de três reinados de imperadores chineses da dinastia Qing – Kangxi (1662-1722), Yongzheng (1723-1735) e Qianlong (1736-1795) – este momento é aqui abordado através da exibição de mais de 50 peças. Produtos vivos de sociedades, culturas, Estados, cidades, economias e mercados, religiões europeias e asiáticas, tais objetos visam ilustrar o modo como se processou a aproximação e, tantas vezes, o conflito entre os dois reinos, e organizam-se em quatro núcleos, que correspondem a quatro espaços físicos na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de São Roque.

Visite a exposição virtual no Google Arts and Culture

Exposição "Um Rei e Três Imperadores"