Sob o Manto de Nossa Senhora

21.09.2019 24.11.2019

COMISSÁRIOS

Vítor Serrão e Irina Marcelo Curto

Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa | Direção Geral do Património Cultural

A exposição tem como base duas doações privadas feitas a museus públicos: a de Ana Maria Pereira da Gama ao Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, e a de Pedro Vieira da Fonseca ao Museu Municipal dos Condes de Castro Guimarães, em Cascais.

Dedicada às várias imagens icónicas da Virgem Maria, que no calendário da igreja ortodoxa russa integra cerca de 260 imagens, mas que ascende a 860 diferentes iconografias marianas, aborda a mais importante devoção do povo russo – Santa Maria – cujo manto continua a protegê-lo. A veneração destas imagens marianas conduz-nos a sucessivas páginas dramáticas da história russa, lembradas em crónicas, novelas históricas, narrações, e em serviços litúrgicos especiais que glorificam os ícones de Nossa Senhora. A exposição que agora se apresenta é, pois, uma ponte entre as duas extremidades da Europa, ligadas por comerciantes ainda no reinado de D. João V, e com representação diplomática há precisamente 240 anos.

Exposição "Sob o Manto de Nossa Senhora"