Relicário de São Donato Mártir

INV RL.280
Relicário de São Donato Mártir

LOCAL/DATA
Alemanha, Sul, século XIV (meados)

MATERIAIS
Prata dourada e vidro

DIMENSÕES
32,2 x Ø 10 cm (base)

INV
RL.280

Este relicário, de tipo arquitetónico, exibe estrutura e programa decorativo de matriz gótica. Apresenta pé com base hexagonal decorado com dragões nos vértices, de onde emerge haste com nó central com relevos de losangos a imitarem engastes de pedras preciosas.

O corpo central é formado por um mostruário cilíndrico, em vidro, reforçado por três hastes em prata, a modo de debruns, que sustentam um remate em coruchéu cónico. No seu interior reconhece-se uma relíquia de um santo, um osso da clavícula, identificado como sendo de São Donato Mártir.

O presente relicário constitui-se como a peça mais antiga do Museu de São Roque, sendo que existe uma outra muito semelhante no Museu Diocesano de Ratisbona (Inv. D 1974/71), cuja produção foi associada a uma oficina do sul da Alemanha. O mesmo integra a importante coleção de relicários que ainda hoje se preserva na igreja de São Roque, em parte, resultado de uma doação de D. João De Borja (1533-1606), embaixador do rei Filipe I de Portugal na corte do imperador Rudolfo II, àquele santuário em 1588.