Nossa Senhora com o Menino resplendor e relicário

INV OR.215
Nossa Senhora com o Menino resplendor e relicário

LOCAL/DATA
Alemanha, Ratisbona, século XVI (escultura), século XVII (resplendor e relicário)

MATERIAIS
Prata cinzelada e dourada, pedras de cristal

DIMENSÕES
Nossa Senhora com o Menino: 34 x Ø 16,3 cm (base); 1020 g (Or. 215) / Resplendor: 46 x 26,4 cm (Or. 92) / Base: 22 x 22 x 22 cm (Or. 273)

INV
OR.215

É bem possível que esta escultura em prata de Nossa Senhora com o Menino, proveniente de Ratisbona, tenha sido aí adquirida por D. João de Borja (1533-1606).

Trata-se de uma das suas primeiras ofertas à Companhia de Jesus, talvez em 1587, e um dos poucos exemplares escultóricos conhecidos deste importante centro na Alemanha. O resplendor de prata ovalado, em forma de sol radiante, não pertencia originalmente à escultura. Terá sido acrescentado no século XVII, tal como a base cúbica em cobre dourado, em cujo interior se guarda o crânio de São Gregório Taumaturgo (séc. III), uma das mais célebres relíquias do antigo santuário de São Roque.