Capa magna

INV MT.2
Capa magna (pormenor)

AUTOR
Giuliano Saturni (bordador), Francesco Giuliani (alfaiate)

LOCAL/DATA
Itália, Roma, 1744-1749

MATERIAIS
Gros de Tours branco laminado em prata, bordado em relevo (enchimento em cartolina amarela, moldada e recortada) em ouro (de fieira, crespo, em lâmina, canotilho e cordãozinho de ouro) a ponto estendido e em relevo, com vários motivos criados pelos pontos de fixação a seda amarela; franjas em fios e lâminas douradas, forros e fitas em tafetá branco marfim

DIMENSÕES
180 x 300 cm

INV
MT.2

Esta capa integra um paramento composto por trinta e quatro peças destinadas à capela de São João Batista da igreja de São Roque e testemunha o papel central deste espaço nas celebrações das principais festividades, nas quais o poder do rei D. João V – seu encomendador – e aquele da igreja oficial se manifestavam ao seu mais alto nível.

De cor branca, a capa era usada sobre a dalmática e a tunicela nas missas em pontifical das solenidades da Páscoa e do Natal, assim como no dia 24 de junho, festa do nascimento de São João batista, a quem a capela era dedicada e dia do onomástico do rei. Nessas ocasiões, o patriarca envergava as cáligas e as sandálias nos pés, as luvas nas mãos, a mitra sobre a cabeça, o gremial sobre os joelhos, a estola sobre os ombros e o manípulo no braço. Por se encontrar fora da sua catedral, e assim privado da sua cátedra, celebrava sentado sobre o faldistório revestido da sua riquíssima cobertura.

Capa magna