Nossa Senhora com o Menino

INV AO.215
Nossa Senhora com o Menino

LOCAL/DATA
Índia, Império Mogol, séculos XVI (final)/XVII (início)

MATERIAIS
Marfim e madeira dourada e policromada

DIMENSÕES
Escultura: 27,5 x 8,2 x 5,2 cm / Base: 4,5 x 9,4 x 11,4 cm / Total: 32 x 9,4 x 11,4 cm

INV
AO.215

Esta imagem representa a Virgem, em corpo inteiro, olhando de frente, com manto protegendo-lhe a cabeça e ombros e segurando o Menino com o braço esquerdo e amparando-O com a mão direita.

O Menino exibe na mão direita o globo, associando ao grupo a iconografia do Salvator Mundi. A escultura repousa sobre um plinto em madeira oitavado com a representação de cabeças de anjos, na face, esculpidos ao modo goês de época posterior.

Embora as obras mogóis em marfim com este tipo de temas sejam extremamente escassas é sabido, através das minuciosas cartas expedidas das missões jesuítas junto do Império Mogol, que o imperador Akbar (1542-1605), assim como o seu filho, o príncipe Salim (1569-1627), possuíam e mandaram executar nos ateliers imperiais imagens em marfim representando Nossa Senhora e Jesus Cristo. Esta obra constitui, por isso, um testemunho notável de escultura mogol de temática cristã e da influência artística dos jesuítas através das missões junto ao grão-mogol.